Uma entrevista de emprego é a melhor oportunidade para você deixar uma boa impressão no gerente de contratação. Leia mais a respeito, Além de mostrar suas habilidades, aptidões e realizações, lembre-se de que existem certas frases que você não deve dizer em uma entrevista.
As entrevistas de emprego são obviamente importantes e os candidatos devem levar esta oportunidade a sério. Com o número de pessoas que se candidatam a cada anúncio de emprego, os recrutadores estão sempre procurando motivos para reduzir o número de candidatos, e você não pode se dar ao luxo de lhes dar um, Clique aqui para saber mais. Há várias coisas que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego, porque são sinais de alerta imediatos para um recrutador.
Conhecendo os erros mais comuns, você poderá evitá-los e se concentrar em promover o que o torna o candidato mais qualificado para o trabalho.
Nos últimos meses, a taxa de desemprego caiu significativamente em comparação com o início da pandemia COVID-19. Embora o mercado de trabalho provavelmente permaneça em movimento pelo resto do ano, conforme as medidas de saúde necessárias sejam alteradas para proteger nossas comunidades, parece que haverá novas oportunidades para quem procura emprego. Seja para home office ou para um trabalho nos escritorios.
Portanto, aqui estão 8 coisas que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego:
As entrevistas de emprego são como um teste, deve haver uma resposta para todas as perguntas. Antes de sua entrevista, você deve sempre pensar em suas respostas para as perguntas mais comuns da entrevista. Isso não significa que você deva tentar adivinhar as perguntas exatas e preparar uma resposta para cada uma. Em vez disso, pense nos requisitos do trabalho e como eles se relacionam com o seu plano de carreira. Esteja preparado para explicar como suas experiências o tornam o candidato certo.
Um bom gerente de RH procura explorar as informações em seu currículo, portanto, seria incomum que ele lhe pedisse algo completamente inesperado. O que você não deve fazer é não responder a uma pergunta, especialmente se for um tópico de discussão para o qual você poderia ter se preparado. A falta de preparação fará com que os gerentes de contratação duvidem de sua adequação para o trabalho, portanto, estar preparado é muito útil.
Cada área ou indústria possui técnicas e processos próprios, e é importante conhecê-los. O mais provável é que o gestor contratante esteja à procura de pessoas com conhecimentos específicos, principalmente em setores com forte componente tecnológico. Se você precisa deixar claro que conhece os procedimentos padrão do setor, tentar impressioná-la com um monte de termos técnicos e chavões em sua entrevista de emprego não é uma boa ideia. “Eu atualizei o sistema antes de piscar”, esse tipo de frase de entrevista, não! Em vez de fazer você parecer bem informado, o gerente de contratação pode ver isso como uma tentativa de impressioná-lo, tentando compensar sua falta de conhecimento e experiência no setor.
Cada local de trabalho é diferente. Certos procedimentos devem ser seguidos. Os gerentes de contratação procuram funcionários que possam se adaptar rapidamente a um ambiente de trabalho e levar toda a empresa na direção certa. Você não precisa comparar imediatamente seu novo ambiente com seu antigo emprego, porque para o gerente de contratação e seus novos chefes, não importa como você fez as coisas em outra empresa.
Espera-se que você tenha adquirido habilidades e técnicas de trabalho durante sua carreira, que você trará para um novo emprego, mas elas não procuram reproduzir a experiência de trabalho anterior. Durante a entrevista de emprego, enfatize seu desejo de usar suas habilidades a serviço de um novo ambiente de trabalho.
Uma entrevista de emprego não é o lugar para denegrir seu antigo gerente ou seu antigo local de trabalho, e pode fazer você perder qualquer chance de ser contratado. Nem todos os locais de trabalho funcionam bem e sem choques de personalidade, e esses choques são um sinal de que é hora de encontrar novas oportunidades, mas há maneiras de falar sobre eles sem dar a impressão de ser amargo ou vingativo.
Se já houve problemas em um local de trabalho anterior, o gerente de contratação quer saber o que você fez para tentar resolvê-los, não como você culpou seu chefe. É melhor se apresentar como um funcionário que fornecerá soluções no local de trabalho, não como uma pessoa ressentida.
Se um gerente de contratação lhe perguntar sobre uma habilidade, experiência ou referência específica que você incluiu em seu currículo, não se limite a encaminhá-la para sua inscrição.
Se um recrutador menciona uma experiência específica, ele quer que você conte a ele. Se ele menciona um trabalho específico, vá além da lista de deveres e responsabilidades que você forneceu e forneça um contexto mais amplo para o seu cargo.
Um currículo comum não precisa ser longo, então esta é obviamente uma versão muito resumida de sua experiência profissional. Ainda assim, você precisa ter certeza de que ele inclui seus sucessos e realizações em todas as funções profissionais. Também é uma boa oportunidade para discutir e desenvolver as habilidades pessoais e intangíveis que não são tão óbvias em um currículo, mas que fazem parte do que o tornará um funcionário valioso.
Projetar uma imagem profissional durante uma entrevista de emprego é muito importante. Por esse motivo, xingamentos não são tolerados durante a entrevista. Embora o processo de recrutamento tenha evoluído e agora possa ser bastante relaxado, não há razão para ser rude.
Uma pesquisa descobriu que 41% dos trabalhadores consideram não profissional falar palavrões no trabalho e você não pode se dar ao luxo de ser visto por seus colegas de trabalho, gerentes e supervisores. Suas palavras e atitude importam, porque se você for contratado, será o representante de uma empresa e a empresa não quer que sua imagem seja associada a linguagem que possa entender como vulgar ou grosseira. Mantenha uma linguagem profissional ao se reunir com um gerente de contratação, e isso o ajudará a manter uma imagem profissional.
Você deve sempre pesquisar a empresa antes de se candidatar aos empregos disponíveis. Faça sua pesquisa, especialmente antes de chegar para a entrevista de emprego. Deixar de fazer sua pesquisa indica que você não levou o processo de candidatura a sério e que não tem ideia de sua adequação para o trabalho.
Você só deve se candidatar a empregos que correspondam às suas habilidades e experiência de trabalho e a empresas que criaram uma cultura corporativa positiva, e não deve enviar currículos cegamente. Ir para uma entrevista de emprego sem saber as informações básicas sobre a empresa ou sua função potencial significa que você não sabe como se encaixará e como contribuirá para o ambiente de trabalho. O gerente de contratação pode, portanto, considerar sua entrevista uma perda de tempo.
Um dos traços de caráter mais valorizados pelos gerentes de contratação é a curiosidade. Você deve sempre comparecer a uma entrevista de emprego com perguntas preparadas para o gerente de contratação. Se você não tiver perguntas de acompanhamento ao final da entrevista, o gerente de contratação pode interpretar isso como falta de interesse pelo cargo. Uma descrição de trabalho – por mais detalhada que seja – não pode dizer tudo sobre a realidade da vida cotidiana neste local de trabalho. Esta é sua oportunidade de fazer perguntas importantes sobre salário, benefícios, expectativas de trabalho, cultura da empresa e qualquer outra coisa que possa influenciar sua decisão.
A entrevista de emprego é a melhor oportunidade para o gerente de contratação descobrir as habilidades e os pontos fortes que farão de você a pessoa certa para o trabalho. Com tantos candidatos e tão pouco tempo, o que você diz realmente importa. Reserve um tempo para estudar e se preparar para evitar dizer acidentalmente uma das oito coisas que nunca deve ser dito em uma entrevista de emprego.
Se gostou, compartilha com seus amigos e acessa nosso acervo no Blog para mais leituras como essa.