Bem-vindo ao site John Pires!

Primeira página de login com HTML, CSS e JavaScript – Parte 3

Home/CSS/Primeira página de login com HTML, CSS e JavaScript – Parte 3
first-post-html-css-javascript

Javascript

Para começar, obtemos todos os elementos de que precisamos para trabalhar usando JavaScript: o formulário de login, o botão de login e a mensagem de erro de login. Fazemos isso chamando o método document.getElementById, passando a id do elemento que estamos procurando. Além disso, como os valores dessas três variáveis ​​não mudarão, ou seja, as variáveis ​​sempre farão referência aos mesmos elementos exatos, então declaramos todas as três como const.

Depois disso, criamos um listener de eventos para o botão de login, do tipo click. Ou seja, toda vez que o botão de login for clicado, a função definida após o “clique” será executada. A função recebe um parâmetro que chamamos de e, que é um evento do mouse que representa o clique do botão (nomear e é apenas uma convenção de tipos, chame-o como preferir).

Dentro da função, começamos evitando o comportamento padrão de clicar no botão de login (que é para enviar os dados do formulário). Nesta demonstração, não queremos enviar os dados, queremos apenas validá-los usando JavaScript, daí o e.preventDefault () para evitar o envio.

Em seguida, pegamos os valores inseridos pelo usuário nos campos de formulário de nome de usuário e senha, respectivamente. Podemos aproveitar a sintaxe do JavaScript para selecionar um campo do formulário loginForm como formElement.nameOfField, onde formElement é seu HTML
e nameOfField é o valor dado ao atributo name do elemento
que você está procurando. Para obter o valor do campo selecionado, basta adicionar .value. Por exemplo, se o usuário digitou “user01” no campo de nome de usuário, obteremos esse valor com loginForm.username.value. Muito legal, certo?

Agora, os toques finais. Sempre que o usuário clica no botão de login, recuperamos todos os valores digitados nos campos do formulário. Mas precisamos fazer algo com essas credenciais. Em seguida, escreveremos um bloco if / else para executar um trecho de código se as credenciais de login forem válidas ou outro bloco se forem inválidas. Também precisamos de uma condição, certo? Vamos fazer dessa condição a validação real das credenciais. Para simplificar, essa validação verificará se o nome de usuário digitado é “usuário” e a senha é “web_dev”. Na sintaxe JavaScript, isso se traduz em:

username === "john" && password === "johndev"

onde && é o operador AND que especifica que precisamos que o username seja igual a “john” e o password seja igual a “johndev”.

Se as credenciais forem realmente válidas, exibiremos uma caixa de diálogo de alerta com a mensagem de que o usuário se conectou com sucesso e, em seguida, recarregar a página (novamente, apenas para simplificar). Mas se o nome de usuário ou a senha não forem válidos, alteramos a propriedade opacity da mensagem de erro de login (loginErrorMsg) para torná-la visível e informar ao usuário que suas credenciais são inválidas. Podemos fazer essa alteração CSS no JavaScript acessando os estilos de loginErrorMsg (loginErroMsg.styles) e, em seguida, a propriedade opacity (loginErrorMsg.styles.opacity) para defini-lo com o valor que desejamos. Definir como 1 significa que a mensagem de erro será totalmente opaca.

E é isso. Chegamos ao final desta explicação e agora você tem uma página de login totalmente funcional criada com HTML, CSS e JavaScript. Acho que é uma ótima ideia para os estágios iniciais de aprendizagem de desenvolvimento web front-end, pois pode ser facilmente aprimorada adicionando animações, alterando o design da página ou tornando a validação do lado do servidor quando você aprende uma linguagem de back-end como Node.js, Java, PHP, etc.

Continue lendo Primeira página de login com HTML, CSS e JavaScript – Parte 2

Continue lendo Primeira página de login com HTML, CSS e JavaScript – Parte 1

Espero que este artigo tenha sido útil para você e, por todos os meios, deixe-me saber seu feedback 🙂

Se você deseja brincar com uma demonstração ao vivo, pode encontrar o código completo no GitHub aqui.

Leave a Comment

SIGN IN

Forgot Password