Bem-vindo ao site John Pires!

RoadMap – Desenvolvedor Frontend.

Home/CSS/RoadMap – Desenvolvedor Frontend.
roadmap frontend

Quer se tornar um desenvolvedor front-end? Você sabe quais ferramentas, tecnologias e linguagens de programação serão melhores para isso? Hoje, nós o ajudaremos com todas as perguntas que você possa ter para construir uma carreira como desenvolvedor front-end. Observe que este roteiro está apenas aqui para ajudá-lo a identificar o que você deve aprender a seguir e entender a necessidade de certas ferramentas e estruturas.

Então, vamos começar com o básico.

Como se tornar um desenvolvedor web front-end.

Um desenvolvedor front-end é uma pessoa que desenvolve a interface do usuário do site e dos aplicativos. Eles são responsáveis por determinar a estrutura e o design do aplicativo da web, criar recursos para melhorar a experiência do usuário, fazer um equilíbrio entre design e funcionalidade, otimizar o aplicativo da web para diferentes dispositivos, otimizar páginas para velocidade e escalabilidade, usar diferentes linguagens de marcação para codificação da web páginas, mantenha a consistência da marca e escreva códigos reutilizáveis.

Em termos simples, o desenvolvimento de front-end se refere às linhas de código que determinam a operação e a estrutura da interface do usuário.

No entanto, o desenvolvimento web front-end não se limita apenas ao uso de HTML, CSS ou JS, em vez disso, há um monte de outras tecnologias que você precisa aprender se quiser se tornar um desenvolvedor de destaque.

Principais habilidades que um desenvolvedor front-end deve ter.

Sem dúvida, o desenvolvimento front-end é um lado criativo do desenvolvimento web. A esta altura, você já deve ter verificado o roteiro fornecido en nosso post anterior e também em nossa live no youtube, portanto, discutiremos as habilidades e tecnologias com as quais você deve se familiarizar para se tornar um desenvolvedor front-end web.

HTML, CSS, Sass, LeSS, JavaScript e TypeScript.

Para se tornar um desenvolvedor front-end da web, o primeiro passo é entender os fundamentos da web, o que é um servidor, como diferentes aplicativos se comunicam entre si. Depois de conhecer redes, clientes, servidores e bancos de dados, você pode passar para a base real do desenvolvimento web, ou seja, programação.

As linguagens de programação usadas para construir um código-fonte do lado do cliente consistem em HTML, CSS, Sass, LeSS, JavaScript e TypeScript.

  • HTML: a linguagem de marcação de hipertexto é a base de todo site. É a linguagem de marcação padrão para exibir páginas da web em um navegador da web. HTML é fácil de aprender e usar. Usando HTML, você pode criar um site básico. HTML é o código que descreve o conteúdo da página que é posteriormente executado pelo navegador. Você pode usar HTML para adicionar texto, imagens, vídeos, áudio, formulários, layout e muito mais na página da web.
  • CSS: Cascading Style Scripts ou CSS é uma linguagem de estilo para HTML. Enquanto o HTML informa o navegador sobre o conteúdo, o CSS descreve a maneira de formatar esse conteúdo. Alguns dos princípios básicos de CSS que você encontrará são posicionamento de CSS, grade, modelo de caixa, flexbox e design responsivo.
  • Sass: Syntactically Awesome Style Sheets é uma linguagem de folha de estilo pré-processador compilada para CSS. Sass é uma extensão do CSS e é compatível com todas as versões dele. Sass oferece recursos que não existem no CSS, como mixins, funções, variáveis, regras aninhadas, parciais, módulos e assim por diante. Ele ajuda a organizar grandes folhas de estilo, ao mesmo tempo que torna mais fácil compartilhar o design entre os projetos.
  • Less: Leaner Style Sheets é uma linguagem pré-processador compatível com versões anteriores compilada em CSS. É influenciado pelo Sass e facilita as folhas de estilo reutilizáveis, gerenciáveis ​​e personalizáveis. LeSS é semelhante ao CSS, então aprender será mais fácil. Ele adicionou apenas algumas conveniências ao CSS, ou seja, variáveis, aninhamento, regras at aninhadas e bubbling, operações, escape, exceção calc (), funções e muito mais.
  • JavaScript: JavaScript ou JS é uma linguagem de programação e script leve e renderizada, desenvolvida para aplicativos centrados em rede. É usado no desenvolvimento de front-end e back-end. Ajuda na criação de sites atraentes, rápidos e dinâmicos. Ao usar JS, você pode implementar elementos como animações e mapas interativos. Alguns princípios básicos de Javascript que você precisa aprender são sua sintaxe, manipulação de DOM, o conceito de fechamento, escopo, espera assíncrona, içamento, DOM de sombra, bolha de evento e protótipo e APIs de busca.
  • TypeScript: TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto que é um superconjunto de JavaScript. É puramente orientado a objetos e oferece tipagem estática opcional, interfaces e classes que são posteriormente compiladas em JavaScript para execução. O TypeScript permite que os IDEs forneçam um ambiente mais rico para identificar erros comuns ao escrever o código.

CSS e JavaScript Frameworks.

Web Frameworks é um pacote de arquivos e pastas incluindo código padronizado, usado como modelo para iniciar o desenvolvimento de um site ou aplicativo da web. Facilita a integração e o desenvolvimento da programação front-end. Com a variedade de estruturas para escolher, pode ser difícil escolher o que é ideal para seus requisitos. Então, aqui está uma lista de estruturas CSS e JavaScript que você deve considerar adicionar ao seu conjunto de habilidades.

CSS Frameworks

JavaScript Frameworks

Sistema de controle de versão

O controle de versão é a prática de gerenciar e rastrear alterações feitas no código-fonte de um aplicativo da web. Um sistema de controle de versão é uma ferramenta de software que ajuda os desenvolvedores a comunicar e gerenciar as alterações feitas no código ao longo do tempo, enquanto fornece informações como quem fez quais alterações. Uma ramificação separada é criada para cada contribuidor que modifica o código, mas as alterações não são incorporadas ao código-fonte até que ele seja analisado. O sistema de controle de versão aumenta a velocidade do projeto com colaboração, potencializa a produtividade, reduz possibilidades de conflitos e erros e ajuda a recuperar o código em caso de uma situação acidental.

Alguns dos sistemas de controle de versão mais bem avaliados que você pode aprender são:

Micro-Frontend

Desenvolver um bom front-end é difícil e escalá-lo para que equipes diferentes trabalhem juntas em um produto complexo é mais difícil. É por isso que a ideia da arquitetura de micro-front-end surgiu. É uma abordagem de design em que os aplicativos front-end são divididos em aplicativos micro, independentes e individuais que funcionam juntos livremente. O conceito de micro-frontend é praticamente inspirado em microsserviços. O código-fonte para cada micro-front-end é menor do que o front-end monolítico. Essa base de código menor tornou mais fácil e simples para os desenvolvedores trabalharem simultaneamente. Assim como os microsserviços, também permite a implantação independente, o que reduz as chances de erros e riscos de quebrar todo o sistema. E ter o micro-front-end como uma habilidade também será benéfico para sua carreira como desenvolvedor de front-end.

Ferramentas de teste e análise de código.

O teste de desenvolvimento front-end é uma técnica em que a funcionalidade, a usabilidade e a GUI de um aplicativo ou software da web são testados. O objetivo principal do teste de front-end é analisar as operações e funções gerais para garantir que a interface do usuário do aplicativo esteja funcionando conforme o esperado. Os tipos de teste de front-end incluem os seguintes testes:

  • Unit Testing: conjuntos individuais de códigos são testados quanto à sua funcionalidade.
  • Visual Regression Testing: a comparação de imagens é feita para reconhecer a diferença entre o código antigo e o novo.
  • Acceptance Testing: A conformidade do sistema é avaliada com os requisitos de negócios para a aceitabilidade para entrega do projeto.
  • Performance Testing: A capacidade de resposta, estabilidade e velocidade são testados para fornecer excelência no desempenho da aplicação.
  • Integration Testing: módulos individuais do aplicativo são logicamente acoplados e testados em grupo para expor erros na interação entre esses módulos.
  • Accessibility Testing: é feito para garantir que o aplicativo possa ser acessado por todos. Isso ajuda a tornar o aplicativo acessível para pessoas com certas deficiências.
  • End-to-end Testing de ponta a ponta: garante que o aplicativo está se comportando conforme o esperado.
  • Cross-Browser Compatibility Testing: é feito para permitir que os usuários tenham uma experiência semelhante do aplicativo da web em navegadores diferentes.

Ferramentas para análise e teste de código:

Segurança da Web e protocolos de comunicação.

Como desenvolvedor, você deve saber a importância da segurança da web e dos protocolos de comunicação, pois a conexão com a internet pode causar grandes problemas de segurança. Com a ampla variedade de protocolos de segurança, você pode determinar facilmente o nível de segurança necessário para seus aplicativos e implantá-lo virtualmente. Os principais protocolos de segurança e comunicação da web que você deve conhecer são:

  • IPsec – Internet Protocol Security
  • IKE – Internet Key Exchange
  • SSH – Secure Shell
  • SSL – Secure Socket Layer
  • HTTPS – Servidor Web Incorporado Seguro
  • RADIUS – Serviço de usuário discado com autenticação remota
  • TLS – Segurança da Camada de Transporte
  • SET – Transação Eletrônica Segura
  • PEM – Correio com privacidade aprimorada

Gerador de site estático (SSG).

O gerador de sites estáticos processa páginas por meio de um conjunto de modelos e dados brutos. O SSG lida com o processo de construção antes que as páginas sejam solicitadas pelos usuários, ou seja, as páginas estão prontas para serem veiculadas quando solicitadas. O gerador de site estático é um meio-termo entre o CMS e o site estático codificado manualmente. Semelhante ao CMS, ele permite que os desenvolvedores usem modelos para gerar páginas da web automaticamente; no entanto, gera páginas da web automaticamente com antecedência, em vez de esperar pela solicitação do usuário. O SSG oferece mais flexibilidade, menos dependências do lado do servidor, melhor confiabilidade, controle e teste de versão e segurança aprimorada.

Aqui está a lista de alguns SSGs comumente usados:

Progressive Web Apps

Progressive Web Apps ou PWAs são aplicativos da web que são construídos e aprimorados usando APIs de navegadores da web modernos. Os PWAs tiram proveito das funcionalidades dos aplicativos nativos e da web. Ele oferece maior confiabilidade, recursos e integração para alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo com apenas uma base de código. Portanto, aprender mais sobre o ajudará a projetar um aplicativo da web mais funcional.

Web design responsivo.

O design responsivo da web é uma perspectiva baseada na qual o desenvolvimento e design do aplicativo da web ou site deve ser feito de forma que responda com precisão ao ambiente do usuário com base na plataforma, tamanho da tela e orientação. Simplificando, um aplicativo ou aplicativo da web deve ser projetado de forma que as páginas da web alterem sua aparência e layout para corresponder à resolução e largura da tela do dispositivo. Ao aprender a criar um aplicativo da web responsivo, você pode torná-lo amigável e melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa simultaneamente.

Gerenciador de pacotes

Um gerenciador de pacotes é uma ferramenta que automatiza o processo de instalação, configuração, gerenciamento e eliminação das dependências do produto e pacotes de software. Você deve conhecer os fundamentos do gerenciador de pacotes e uma de suas ferramentas.

Algumas ferramentas populares de gerenciamento de pacotes consistem em:

Continue aprendendo!

A web está sempre mudando e com os avanços das tecnologias surgem novos métodos e ferramentas. Por isso, é fundamental manter-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias, e nunca parar de aprender.

Isso não significa que o que você aprendeu até agora será inútil. Seu conhecimento básico sempre será uma vantagem para sua carreira. Mas você deve continuar atualizando suas habilidades para um melhor crescimento.

Leave a Comment

SIGN IN

Forgot Password