Você fez tudo certo até agora: enviou seu currículo, foi aprovado na entrevista de emprego, porque chamou a atenção dos recrutadores etc. Ligamos de volta, fazemos uma oferta, a posição é sua, se desejar.
Só existe um mas. Você hesita, não sabe se é uma boa ideia, se a decisão que vai tomar será a acertada. Todo ser humano tem o direito de fazer a pergunta e duvidar um pouco. A decisão final você fará com o seu coração, pois é o afeto que vence o dia.
No entanto, há considerações práticas a serem consideradas: Qual é o valor da sua oferta? Você sabe o suficiente sobre o empregador? Como é um dia de trabalho em sua nova função?
Neste artigo, oferecemos um teste rápido com as perguntas certas a se fazer antes de mergulhar e aceitar sua oferta de emprego.
Você gosta da oferta de trabalho, as funções são interessantes, tudo está lá no papel. Mesmo nessa situação, tome um tempo para respirar fundo e pensar sobre tudo o que está sendo oferecido a você com a cabeça descansada.
Converse com alguém que você conhece sobre isso, mesmo que essa pessoa não tome a decisão por você. Ouvir você falar sobre os benefícios do trabalho fará com que você perceba se está tomando a decisão certa. Veja todas as vantagens e não se esqueça das desvantagens: tempo de trabalho, tempo de deslocação ao escritório, sector empresarial da empresa …
Certifique-se de estar familiarizado com todos os benefícios oferecidos pelo seu futuro empregador. Um aumento de salário pode esconder outras falhas. Por exemplo, se você receber uma oferta de $ 5.000 a mais do que seu salário anual e, em troca, você tiver que trabalhar 40 horas por semana em vez de 35, a diferença derrete como neve ao sol.
O mesmo se aplica à participação do seu empregador em seu plano de pensão. Se seu empregador não contribuir o suficiente com você e você tiver que aplicar mais dinheiro de seu contracheque para economizar, não haverá aumento efetivo.
Preste atenção a esses tipos de detalhes para ter certeza de fazer uma escolha informada. A melhor maneira de descobrir: sua calculadora.
Se você não tem uma ideia clara dos salários para a sua profissão na sua área, use uma ferramenta de salário. Isso lhe dará uma ideia melhor e permitirá que você renegocie seu salário, se necessário.
Se você pesquisar bem, encontrará alguém que conhece e que pode estar trabalhando para a empresa que deseja. Por rede, você tem que lançar uma rede ampla: ex-colegas, conhecidos durante seus estudos, contatos no LinkedIn …
Não tenha vergonha de pedir conselhos para aprender mais sobre a cultura da empresa.
Opiniões de dentro da empresa podem ser úteis para ajudá-lo a fazer sua escolha.
Faça como um roteirista. O que acontece desde a sua chegada de manhã até a sua saída no final do dia?
Analise detalhadamente as tarefas associadas às suas novas funções e faça um balanço de tudo o que lhe interessa ou não. Como você pode trazer mais para sua futura equipe? Que oportunidade de desenvolvimento é dada a você depois?
Se você perceber que pode ficar preso no mesmo emprego por muitos anos, isso pode não ser o que você precisa a médio prazo.
Antes de tomar uma decisão final, pense no que você ganhará ou perderá aceitando o emprego. O seu novo empregador dá-lhe a possibilidade de teletrabalho? Ele te dá dias de férias suficientes?
Você acha que pode continuar a praticar seu esporte favorito ou tocar seu instrumento favorito? O impacto que seu trabalho pode ter em sua vida pessoal é muito importante. Não ignore este ponto.
Decidir pedir demissão e começar uma nova aventura profissional nunca é fácil. É por isso que você deve pensar (mas não muito) sobre todos os prós e contras de sua nova função.
Mesmo se o coração decidir em última instância, dê tempo para que o seu pragmatismo oriente a sua decisão.
Acesse nosso blog ! E Siga-nos em nossas redes sociais Facebook : @johnpiresdev e Instagram: @johnpiresdev