-
CSS - Fundamentos Básicos
-
Lecture 1CSS – Tutorial
-
Lecture 2CSS – Introdução
-
Lecture 3CSS – Sintaxe
-
Lecture 4CSS – Unidades de medida
-
Lecture 5CSS – Cores
-
Lecture 6CSS – Backgrounds
-
Lecture 7CSS – Fonts
-
Lecture 8CSS – Text
-
Lecture 9CSS – Usando imagens
-
Lecture 10CSS – Links
-
Lecture 11CSS – Tabelas
-
Lecture 12CSS – Bordas
-
Lecture 13CSS – Listas
-
Lecture 14CSS – Margins
-
Lecture 15CSS – Paddings
-
Lecture 16CSS – Cursores
-
Lecture 17CSS – barras de rolagem
-
Lecture 18CSS – Dimensão
-
Lecture 19CSS – Outlines
-
CSS – Introdução
Cascading Style Sheets, carinhosamente conhecido como CSS, é uma linguagem de design simples destinada a simplificar o processo de tornar as páginas da web apresentáveis.
CSS lida com a aparência de uma página da web. Usando CSS, você pode controlar a cor do texto, o estilo das fontes, o espaçamento entre os parágrafos, como as colunas são dimensionadas e dispostas, quais imagens ou cores de fundo são usadas, designs de layout, variações na exibição para diferentes dispositivos e tamanhos de tela bem como uma variedade de outros efeitos.
CSS é fácil de aprender e entender, mas fornece um controle poderoso sobre a apresentação de um documento HTML. Mais comumente, CSS é combinado com as linguagens de marcação HTML ou XHTML.
Vantagens do CSS
- CSS economiza tempo – você pode escrever CSS uma vez e reutilizar a mesma planilha em várias páginas HTML. Você pode definir um estilo para cada elemento HTML e aplicá-lo a quantas páginas da Web desejar.
- As páginas carregam mais rápido – se você estiver usando CSS, não precisará escrever atributos de tag HTML todas as vezes. Basta escrever uma regra CSS de uma tag e aplicá-la a todas as ocorrências dessa tag. Portanto, menos código significa tempos de download mais rápidos.
- Fácil manutenção – Para fazer uma mudança global, basta alterar o estilo e todos os elementos em todas as páginas da web serão atualizados automaticamente.
- Estilos superiores para HTML – CSS tem uma gama de atributos muito mais ampla do que HTML, então você pode dar uma aparência muito melhor para sua página HTML em comparação com atributos HTML.
- Compatibilidade com vários dispositivos – Folhas de estilo permitem que o conteúdo seja otimizado para mais de um tipo de dispositivo. Usando o mesmo documento HTML, diferentes versões de um site podem ser apresentadas para dispositivos portáteis, como PDAs e telefones celulares, ou para impressão.
- Padrões globais da web – agora os atributos HTML estão sendo descontinuados e é recomendado o uso de CSS. Portanto, é uma boa ideia começar a usar CSS em todas as páginas HTML para torná-las compatíveis com navegadores futuros.
Quem cria e mantém CSS?
CSS é criado e mantido por um grupo de pessoas dentro do W3C chamado CSS Working Group. O CSS Working Group cria documentos chamados especificações. Quando uma especificação é discutida e oficialmente ratificada pelos membros do W3C, ela se torna uma recomendação.
Essas especificações ratificadas são chamadas de recomendações porque o W3C não tem controle sobre a implementação real da linguagem. Empresas e organizações independentes criam esse software.
NOTA – O World Wide Web Consortium, ou W3C é um grupo que faz recomendações sobre como a Internet funciona e como deve evoluir.
Versões CSS
Cascading Style Sheets nível 1 (CSS1) saiu do W3C como uma recomendação em dezembro de 1996. Esta versão descreve a linguagem CSS, bem como um modelo de formatação visual simples para todas as tags HTML.
CSS2 se tornou uma recomendação do W3C em maio de 1998 e se baseia no CSS1. Esta versão adiciona suporte para folhas de estilo específicas de mídia, por exemplo, impressoras e dispositivos auditivos, fontes para download, posicionamento de elementos e tabelas.
Acesse nosso blog para ver mais dicas de CSS.
Veja tambem dicas de como construir uma pagina de login.