Bem-vindo ao site John Pires!

Entrevista de emprego – Impressione, mas não fique impressionado!

Home/Mercado de Trabalho/Entrevista de emprego – Impressione, mas não fique impressionado!
impressionar e nao ser impressionado

O primeiro encontro com uma pessoa muitas vezes é decisivo, independentemente do contexto (profissional, amigável ou romântico). Especificamente, os primeiros segundos de uma troca são cruciais e afetarão o resultado de qualquer relacionamento.

Sem perceber, nossos olhos captam rapidamente pequenos pedaços de informação que são simultaneamente analisados ​​pelo cérebro. Esses elementos, por mais sutis que sejam, formam o que é chamado de “primeira impressão”. A postura corporal, o formato da boca, os movimentos dos olhos, o andar e as roupas irão influenciar nosso julgamento (favorável ou desfavorável) de uma pessoa antes mesmo de ela ter falado.

Se você está procurando emprego, não pode escapar desse fenômeno. A primeira impressão é tão importante neste contexto, pois é, afinal, uma relação profissional que se inicia.

Alguns segundos para causar uma boa impressão.

Se você está procurando emprego, seu primeiro objetivo é chamar a atenção de uma empresa, geralmente começando com o envio de seu currículo. nesse link temos 269 palavras para usar no seu CV.

Quando chega a hora de se apresentar ao empregador em potencial (por telefone ou pessoalmente), ocorre o mesmo fenômeno de “julgamento rápido”. Normalmente, você tem cerca de 30 segundos para causar uma boa (ou má) impressão. Você deve, portanto, pensar com antecedência para otimizar esse espaço-tempo para que seja a seu favor.

Aqui estão 7 dicas para maximizar suas chances de causar uma boa primeira impressão em seu interlocutor no contexto de uma procura de emprego.

1 – Sorria, você está sendo observado!

Impossível não falar dessa estrela que costuma ter o primeiro papel no palco: o sorriso.

Se você está estressado com a entrevista de emprego, como a maioria das pessoas, tende a se concentrar na respiração e às vezes se esquece de sorrir. Portanto, pense em sorrir, mesmo que não seja da sua natureza encarar um estranho.

Desta forma, o empregador terá rapidamente uma impressão positiva de você, à medida que o cérebro é atraído para as características associadas à bondade e felicidade. A comunicação também será estabelecida com mais facilidade, pois a pessoa com quem você está falando pode lhe oferecer um sorriso em troca. Resultado: o ambiente ficará mais descontraído, ao contrário do que sente no estômago!

2 – O olhar.

Se você é uma pessoa reservada ou a entrevista de emprego o intimida, preste atenção especial aos seus olhos.
Para onde você olha, seus movimentos oculares e sua capacidade de olhar para o interlocutor influenciarão suas percepções. Ao olhar o empregador nos olhos, você projeta franqueza, honestidade e autoconfiança.
Para os mais constrangidos, fica uma dica: imagine um ponto entre os olhos e olhe para ele. Isso é mais fácil do que realmente olhar nos olhos de uma pessoa e passará despercebido.

3 – Uma postura que inspira confiança.

Quando estiver de frente para o empregador, preste atenção na sua postura, seja para uma entrevista virtual ou pessoalmente. Por exemplo, não se sente da mesma forma como se estivesse entre amigos, prefira as costas retas. Evite apoiar os cotovelos na mesa ou escrivaninha à sua frente. Também tome cuidado para não cruzar os braços, pois isso pode ser interpretado como um gesto de fechamento inconsciente.

O ideal é que suas mãos não tenham nenhum objeto com que você possa brincar, como lápis, papel ou chaves. O repetitivo “clique” de uma caneta ou o bater de dedos em uma mesa são irritantes que podem atrapalhar uma discussão.

Como tiques nervosos, tocar repetidamente no rosto, no cabelo ou na boca pode fazer com que pareça que você está sob estresse. Você provavelmente está, mas o objetivo neste momento é projetar o controle e a confiança em si mesmo.

4 – Um tom de voz afirmativo.

Além dos elementos físicos, há outras coisas em que você pode trabalhar antecipadamente que ajudam a causar uma primeira impressão positiva.

Entre outras coisas, a sua “maneira de falar” (as palavras usadas, o tom de voz e o ritmo da fala) é muito importante quando você aborda um empregador pela primeira vez. Já que você quer interessar seu interlocutor, seu dinamismo deve ser ouvido!

Como fazer isso? Aqui estão algumas idéias:

  • Fale alto o suficiente (confie no “não-verbal” do interlocutor para confirmar que ele pode ouvi-lo bem).
  • Respire entre as frases para moderar seu fluxo (isso também ajuda no controle do estresse).
  • “Ar ti cu lar”, principalmente no telefone, porque você não consegue ler os lábios.
  • Varie as entonações (o oposto de monótono).
  • Evite onomatopeias como “é”, “ummm” e também expressões coloquiais como “ne”, entre outras que você possa ter.

Obviamente, o objetivo não é fazer aulas de canto para mudar sua voz, mas apenas trabalhar nas coisas sobre as quais você tem controle para causar uma boa impressão.

5 – Ouvir.

Ouvir além das palavras, ouvir é essencial para uma boa comunicação. Em uma entrevista de emprego, você falará mais sobre si mesmo do que sobre a pessoa com quem está falando. Serão feitas várias perguntas que você precisará responder para deixar sua marca.

Para ter certeza de responder às perguntas corretamente, preste atenção ao entrevistador, tanto verbalmente quanto “não verbalmente”. Se você não tiver certeza do significado de uma pergunta, sinta-se à vontade para pedir à pessoa que a repita. Você também pode reformular com suas próprias palavras para validar sua compreensão. Também é possível fazer anotações (palavras-chave), especialmente para questões do tipo “cenário”, onde vários elementos importantes são discutidos.

Certos comportamentos podem lhe dar pistas sobre as percepções de seu interlocutor (aceno de aprovação, fazer anotações, olhar para o relógio, sorrir, etc.). Sem garantir que você causará uma boa impressão aos olhos de um empregador, prestar atenção às dicas não-verbais é outra ótima habilidade de comunicação.

6 – Seja Cordial e educado, sempre relevante.

Independentemente da sua idade e da idade do empregador, use o endereço primeiro. Aconselho a passar para o tutorial apenas se o seu interlocutor o convidar.
Outro comportamento educado atemporal é esperar que o empregador aperte sua mão antes de fazê-lo. Especialmente em tempos de pandemia, você corre o risco de criar desconforto se a pessoa teme esse tipo de contato físico.
Finalmente, na era digital, tendemos a esquecer que carregamos nosso celular com você. Se possível, considere desativá-lo antes da entrevista. Não confie nas funções de “silêncio” ou “vibração”, pois qualquer ruído, por mais sutil que seja, pode interferir em sua aplicação.

7 – Interesse perceptível.

Por fim, a maioria dos itens mencionados fornece informações sobre sua motivação ou interesse.

Seja por meio de um tom de voz dinâmico, uma postura ereta e confiante ou um sorriso genuíno, a pessoa com quem você está falando avalia seu nível de interesse com base em vários fatores. Tal como acontece com a “primeira impressão”, são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

Ao procurar emprego, seu objetivo é ser selecionado entre os demais candidatos. Por sua vez, o empregador (ou seu representante) deve perceber rapidamente que você não o escolheu ao acaso.

Em qualquer relacionamento que se inicia, todos gostam de saber que são cuidadosos. Quando falar com um empregador, mostre que aprendeu sobre o negócio e os produtos ou serviços dele. Acima de tudo, mencione o que lhe interessa particularmente sobre a organização e o cargo desejado. Este método simples é uma ótima maneira de se diferenciar dos outros candidatos e deixar uma boa impressão. isso pode ser feito de uma maneira muito acertiva, com uma simples pesquisa nos motores de pesquisa você tera praticamente todas essas informações do empregador.

Em suma, espero tê-los convencido da importância desses pequenos detalhes que formam a famosa “primeira impressão”. Se está à procura de emprego, ainda dá tempo de afinar estes elementos sobre os quais tem o controle e depois colocar-se no modo “operação sedução”!

Acesse mais conteudos em nosso Blog!

Leave a Comment

SIGN IN

Forgot Password