Bem-vindo ao site John Pires!

10 dicas para desenvolver novos contatos.

Início/Mercado de Trabalho/10 dicas para desenvolver novos contatos.
Novos Contatos

Normalmente 85% das empresas priorizam a referência interna para recrutar antes de postar empregos na web. E cerca de 30% das pessoas conseguem empregos por meio de sua rede.

Estas estatísticas demonstram claramente porque é que, ao procurar emprego, é vantajoso ligar para a sua rede, conhecer novas pessoas e dar-se a conhecer.

Construir sua rede também significa:

  • Participe de “happy hours” (e interaja com outras pessoas!).
  • Seja ativo na Internet (vídeo, mídia social, blog, etc.).
  • Participe de conferências.
  • Faça o treinamento.
  • Inscreva-se para atividades.
  • se envolva na sua comunidade.

Essas ações permitirão que você conheça novas pessoas e fique mais próximo de seus objetivos profissionais. No entanto, estou ciente de que, para muitos, isso requer sair da sua zona de conforto e, portanto, às vezes, fazer um esforço considerável.

Para apoiá-lo nessa busca, apresento-lhes as principais preocupações que as pessoas têm sobre conhecer novas pessoas em um contexto profissional, bem como algumas dicas concretas para superar esses obstáculos.

Você não tem certeza da utilidade de sua participação em um evento.

Em primeiro lugar, convido você a apostar na qualidade antes da quantidade. Escolha seus eventos com sabedoria, dependendo de quem os está hospedando, de quem participa, do que você tem a oferecer e do que vai ganhar com isso.

Antes do evento, defina uma meta específica. Pode ser para encontrar uma pessoa relevante já escolhida ou para conhecer 5 novas pessoas. Depois de atingir seu objetivo, você pode partir em paz, sabendo que sua noite não terá sido perdida.

Você é tímido?

Logo antes do evento, você pode usar algumas técnicas de visualização. Imagine se divertir conversando com os outros convidados de uma forma amigável e descontraída. O objetivo é prever que a noite correrá bem, em vez de antecipar os acontecimentos de forma negativa.

Você também pode se colocar em um estado mental positivo fazendo algo que o deixa feliz antes da atividade: ouvir uma música específica, dar um passeio, etc.

Ao chegar, adote uma atitude de abertura para os outros e sorria. É mais provável que as pessoas venham até você.

Devo falar com essa pessoa?

Ignore a primeira impressão. Você nunca sabe o que as pessoas podem fazer por você, ajudar ou compartilhar contatos. Atreva-se a estender a mão para outras pessoas! Deixe-se surpreender agradavelmente!

Você está nervoso?

Comece a noite saindo com pessoas que você conhece ou conhece um pouco. Depois de “aquecido”, você se sentirá pronto para conhecer novas pessoas.

Dica: para evitar apertos de mão suados, limpe as mãos com desinfetante (por exemplo: Purell). Mãos secas garantidas!

Você não sabe a quem ir.

Se você conhece os organizadores da atividade ou outras pessoas, poderá conhecê-los quando chegar. Sem dúvida, eles terão algumas pessoas interessantes para apresentá-lo! Você também pode colocá-los em contato com outras pessoas.

Pelo resto da noite, vá para estranhos e se apresente! Você está aqui para fazer novos contatos, não é? Evite passar a noite com pessoas que você já conhece.

Para se sentir mais confortável, prepare uma breve apresentação: seu nome, sua área de atuação e porque você está lá. De preferência, mencione seu interesse em conhecer pessoas da comunidade em vez de falar sobre encontrar um emprego.

Você tem dificuldade para lembrar nomes?

Para ajudá-lo, você pode repetir o nome da pessoa ao cumprimentá-la ou relacioná-la com alguém que você conhece.

Você não sabe o que falar?

Discuta o que está ao seu redor: o tema da conferência ou palestrante, o local, um conhecimento comum que está presente. Você também pode se interessar pelo seu interlocutor fazendo-lhe perguntas; as pessoas gostam de falar sobre eles. Você também pode tentar encontrar algo em comum com seu interlocutor.

Você encontrou uma pessoa interessante com quem tem interesses comuns

Tenha em mente seu objetivo original e tente não monopolizá-lo. Você, como ela, está lá para conhecer novas pessoas e muitas pessoas. Vá explorar!

Você não sabe quando dar seu cartão de visita

Você pode distribuí-lo no final de um bate-papo com alguém de seu interesse. O objetivo principal não é entregá-lo a qualquer pessoa no início de uma conversa. Isso mostra pouco interesse na pessoa com quem você está falando e dá a impressão de que você está participando com o único objetivo de distribuir seus cartões para o maior número de pessoas possível.

Quando você receber um cartão de visita, reserve alguns minutos para anotar certas informações para lembrar seu interlocutor: pronúncia correta de seu nome se necessário, contexto em que você o conheceu, afinidades, tópicos de conversa discutidos, etc.

Outra dica: planeje sua roupa. Uma jaqueta ou bolsa é uma maneira prática de guardar seus cartões de visita. Armazene seus próprios cartões em um lugar e os cartões recebidos em outro. Isso permitirá que você evite erros e cometa erros ao enviar.

Você não sabe o que fazer com seus novos contatos

Logo após o evento, adicione as pessoas que você conheceu no LinkedIn. Anexe uma mensagem ao seu convite que especifique o contexto em que você se encontrou e pisque para as discussões que você teve.
Você também pode encontrar um motivo e entrar em contato com a pessoa alguns dias após o evento, por outro meio (telefone, e-mail, etc.). Isso poderia ser, por exemplo, fornecer a ele informações mais precisas sobre um assunto que você falou, um evento futuro, ou mesmo dar a ele o nome e detalhes de contato de um de seus contatos.

Cuidado, porém: coisa prometida, coisa devida! Cumpra suas promessas e transmita informações rapidamente!

Voltando para casa: ainda não acabou, é apenas o começo!

Você está de volta, orgulhoso dos novos encontros que fez, com as mãos cheias de cartões de visita e a cabeça cheia de nomes. Mas seu trabalho não acabou!

Aqui estão minhas últimas dicas para a próxima etapa:

  • Organize seus contatos para encontrar informações rapidamente.
  • Dê antes de pedir. Ofereça seu apoio, seu conhecimento, seus contatos. Assim, as pessoas estarão mais inclinadas a responder às suas solicitações.
  • Mantenha contato com essas pessoas regularmente. Dessa forma, eles se lembrarão de você e você evitará a armadilha de chamar os outros apenas quando precisar!
  • Agradeça seus contatos pela ajuda que você recebeu.

Aqui está, configurou a base da sua rede ou ampliou a que já tinha. Agora mantenha-o e colha os frutos de seus esforços! Lembre-se: o networking é útil tanto ao procurar emprego quanto quando você está empregado. O conselho de nossos contatos pode ser útil para resolver uma dificuldade encontrada durante o emprego. Em suma, em todos os momentos, é desejável manter sua rede.

Acesse nosso blog ! E Siga-nos em nossas redes sociais Facebook : @johnpiresdev e Instagram: @johnpiresdev

Deixe um comentário

ENTRAR

Esqueceu a senha