Já se passou mais de um ano desde que muitos de nós começamos o home office. A maioria dos trabalhadores não estava acostumada com essa forma de trabalhar e muitas vezes ficava por conta própria.
Foi necessário, portanto, criar uma nova rotina de trabalho, criar um espaço adequado, habituar-se a estar mal sentado ou sem equipamento informático, a trabalhar em ambiente ruidoso, na companhia de crianças …
São tantas as distrações que podemos ter enquanto trabalhamos em casa. Se adicionarmos a essa procrastinação natural, esses são desafios que podem parecer intransponíveis.
Neste artigo, exploraremos as causas, consequências e soluções simples a serem consideradas contra a procrastinação.
Estranho, mas é verdade: a procrastinação parece ser uma prática natural em humanos. Nos acalmamos, isso não significa que tenhamos absolutamente que cultivá-lo. Quando investigamos os humanos, descobrimos que eles às vezes são condicionados a adiar suas tarefas.
Estudos demonstraram que a procrastinação é principalmente um distúrbio emocional. É possível que as tarefas que adiamos nos deixem doentes, nos causem estresse e ansiedade ou nos distraiam. Portanto, é uma forma de medo irracional. Sentimos que não fazer isso ou aquilo pode nos aliviar imediatamente e nos deixar felizes por um tempo.
É afastando nossas fontes de estresse que nos sentimos melhor. No entanto, essa sensação é passageira e o estresse costuma retornar rapidamente, assim que o prazo final reaparece.
Redes sociais, telas, ruído externo, tarefas domésticas à espera, filhos em casa são fatores de desconcentração. As distrações associadas ao home office são numerosas e nos incentivam a procrastinar. Portanto, se você está inclinado a deixar tudo para mais tarde, deve ter percebido que aumentou com o home office.
Limite as fontes de distrações tanto quanto possível e estabeleça horários de trabalho bem definidos. Mantenha uma agenda e tente cumpri-la tanto quanto possível. Criar alguma forma de disciplina pode ajudá-lo a classificar e programar melhor suas tarefas.
Às vezes, a procrastinação está ligada à falta de autoconfiança. Falta-nos confiança, por isso atrasamos tarefas que nos assustam e com as quais não nos sentimos confortáveis. Mais tarde, forma-se um ciclo vicioso: medo, estresse e sensação de falta de confiança. Uma divisão de trabalho e uma programação bastante rígida podem ajudá-lo a superar esse medo e a procrastinação resultante.
Se não, diga a si mesmo que se você está no mesmo status no trabalho, você tem as habilidades e talentos para fazê-lo e fazê-lo bem. Não acrescente estresse desnecessário a si mesmo.
Dependendo de seus hábitos de trabalho, você certamente desenvolveu a capacidade de medir o tempo que dedica às suas várias tarefas no trabalho. Tente separá-los o máximo possível para limitar a sensação de cansaço e tédio associados à execução de tarefas.
Enviando um email? Faremos isso agora mesmo se for curto. Escrevendo um relatório anual? Nós dividimos isso em várias vezes. Um primeiro para títulos, um segundo para pesquisa e um terceiro para redação e correção, etc.
Por que não adiar algumas tarefas? Sim, parece irônico colocar dessa forma, mas sair para uma caminhada pode ajudá-lo a voltar ao trabalho melhor depois. Isso é procrastinação “útil”. Quando você está se sentindo sobrecarregado e sobrecarregado, geralmente é bom dar um passo para trás, fazer uma pausa para ficar mais focado depois.
Portanto, se você descobrir que passou meia hora olhando para a tela sem produzir nada, é hora de se levantar e mudar de cenário.
Você sente desconforto em sua estação de trabalho? Está tudo bem, a rotina do teletrabalho foi estabelecida e pode ser hora de trazer um pouco de vida ao seu ambiente de trabalho. Plantas, uma moldura, fotos de família e decorações diferentes podem ajudá-lo a domar seu novo ambiente. Isso ajudará você a se concentrar melhor.
Lembre-se de levar em consideração a ergonomia de seu espaço de trabalho. Só porque você tem uma mesa bonita não significa que você se esqueça da ergonomia. Mesmo que isso signifique se livrar de uma peça de mobília volumosa ou qualquer outro objeto que ocupe muito espaço, você deve criar um espaço que estimule a concentração e no qual você se sinta bem.
A procrastinação pode se tornar mais difícil no home office devido ao isolamento criado por essa forma de trabalho. Uma rotina bem estabelecida e uma melhor divisão de tarefas podem ajudá-lo a superar esse hábito.
Cuidado com as distrações que podem custar seu tempo. No entanto, não deixe passar distrações úteis durante os intervalos. Esportes, caminhadas e qualquer outra atividade cerebral podem ajudá-lo a voltar ao trabalho melhor.
Acesse nosso blog ! E Siga-nos em nossas redes sociais Facebook : @johnpiresdev e Instagram: @johnpiresdev
ivanilson RIbeiro
Adorei o artigo pois estou de home office a um bom tempo!