Bem-vindo ao site John Pires!

Javascript – Fund. Básicos

Home/Curso/Javascript – Fund. Básicos

Javascript – Introdução



O que é JavaScript?

JavaScript é uma linguagem de programação de computador dinâmica. É leve e mais comumente usado como parte de páginas da web, cujas implementações permitem que o script do lado do cliente interaja com o usuário e crie páginas dinâmicas. É uma linguagem de programação interpretada com recursos orientados a objetos.

JavaScript foi inicialmente conhecido como LiveScript, mas a Netscape mudou seu nome para JavaScript, possivelmente devido ao entusiasmo gerado pelo Java. JavaScript fez sua primeira aparição no Netscape 2.0 em 1995 com o nome LiveScript. O núcleo de propósito geral da linguagem foi incorporado no Netscape, Internet Explorer e outros navegadores da web.

A especificação ECMA-262 definiu uma versão padrão da linguagem JavaScript principal.

  • JavaScript é uma linguagem de programação interpretada leve.
  • Projetado para a criação de aplicativos centrados em rede.
  • Complementar e integrado ao Java.
  • Complementar e integrado com HTML.
  • Aberto e multiplataforma

JavaScript do lado do cliente



JavaScript do lado do cliente é a forma mais comum da linguagem. O script deve ser incluído ou referenciado por um documento HTML para que o código seja interpretado pelo navegador.

Isso significa que uma página da web não precisa ser um HTML estático, mas pode incluir programas que interagem com o usuário, controlam o navegador e criam conteúdo HTML dinamicamente.

O mecanismo do lado do cliente JavaScript oferece muitas vantagens sobre os scripts CGI do lado do servidor tradicionais. Por exemplo, você pode usar JavaScript para verificar se o usuário inseriu um endereço de e-mail válido em um campo de formulário.

O código JavaScript é executado quando o usuário envia o formulário e, somente se todas as entradas forem válidas, elas serão enviadas ao servidor web.

JavaScript pode ser usado para interceptar eventos iniciados pelo usuário, como cliques em botões, navegação em links e outras ações que o usuário inicia explícita ou implicitamente.

Vantagens do JavaScript

Os méritos de usar JavaScript são:

  • Menos interação com o servidor – você pode validar a entrada do usuário antes de enviar a página para o servidor. Isso economiza o tráfego do servidor, o que significa menos carga em seu servidor.
  • Feedback imediato para os visitantes – Eles não precisam esperar o recarregamento da página para ver se se esqueceram de inserir algo.
  • Maior interatividade – você pode criar interfaces que reagem quando o usuário passa o mouse sobre elas ou as ativa por meio do teclado.
  • Interfaces mais ricas – você pode usar JavaScript para incluir itens como componentes de arrastar e soltar e controles deslizantes para fornecer uma interface rica aos visitantes do seu site.

Limitações de JavaScript



Não podemos tratar o JavaScript como uma linguagem de programação completa. Ele não possui os seguintes recursos importantes:

  • O JavaScript do lado do cliente não permite a leitura ou gravação de arquivos. Isso foi mantido por motivos de segurança.
  • JavaScript não pode ser usado para aplicativos de rede porque esse suporte não está disponível.
  • JavaScript não possui recursos de multi-threading ou multiprocessador.

Mais uma vez, o JavaScript é uma linguagem de programação interpretada leve que permite que você crie interatividade em páginas HTML estáticas.

Ferramentas de desenvolvimento de JavaScript

Um dos principais pontos fortes do JavaScript é que ele não requer ferramentas de desenvolvimento caras. Você pode começar com um editor de texto simples, como o Bloco de notas. Por ser uma linguagem interpretada dentro do contexto de um navegador da web, você nem precisa comprar um compilador.

Para tornar nossa vida mais simples, vários fornecedores criaram ferramentas de edição de JavaScript muito boas. Alguns deles estão listados aqui:

  • Microsoft FrontPage – a Microsoft desenvolveu um popular editor de HTML chamado FrontPage. O FrontPage também fornece aos desenvolvedores da Web várias ferramentas JavaScript para auxiliar na criação de sites interativos.
  • Macromedia Dreamweaver MX – o Macromedia Dreamweaver MX é um editor de HTML e JavaScript muito popular na multidão de desenvolvimento profissional da web. Ele fornece vários componentes JavaScript pré-construídos práticos, integra-se bem com bancos de dados e está em conformidade com novos padrões, como XHTML e XML.
  • Macromedia HomeSite 5 – HomeSite 5 é um editor de HTML e JavaScript bem conhecido da Macromedia que pode ser usado para gerenciar sites pessoais com eficácia.



Onde está o JavaScript hoje?

O padrão ECMAScript Edição 5 será a primeira atualização a ser lançada em mais de quatro anos. JavaScript 2.0 está em conformidade com a Edição 5 do padrão ECMAScript e a diferença entre os dois é extremamente pequena.

A especificação para JavaScript 2.0 pode ser encontrada no seguinte site: ECMAScript6

Hoje, o JavaScript da Netscape e o JScript da Microsoft estão em conformidade com o padrão ECMAScript, embora ambas as linguagens ainda suportem os recursos que não fazem parte do padrão.


Leave a Comment

SIGN IN

Forgot Password