Bem-vindo ao site John Pires!

Javascript – Fund. Básicos

Início/Curso/Javascript – Fund. Básicos

Javascript – Variáveis



JavaScript Datatypes

Uma das características mais fundamentais de uma linguagem de programação é o conjunto de tipos de dados que ela suporta. Esses são os tipos de valores que podem ser representados e manipulados em uma linguagem de programação.

JavaScript permite que você trabalhe com três tipos de dados primitivos:

  • Números, por exemplo. 123, 120,50 etc.
  • Strings de texto, por exemplo “Esta string de texto” etc.
  • Boolean, por exemplo verdadeiro ou falso.

JavaScript também define dois tipos de dados triviais, nulos e indefinidos, cada um dos quais define apenas um único valor. Além desses tipos de dados primitivos, o JavaScript oferece suporte a um tipo de dados composto conhecido como objeto. Abordaremos os objetos em detalhes em um capítulo separado.

Observação – JavaScript não faz distinção entre valores inteiros e valores de ponto flutuante. Todos os números em JavaScript são representados como valores de ponto flutuante. JavaScript representa números usando o formato de ponto flutuante de 64 bits definido pelo padrão IEEE 754



Variáveis JavaScript

Como muitas outras linguagens de programação, JavaScript tem variáveis. As variáveis podem ser consideradas contêineres nomeados. Você pode colocar dados nesses contêineres e, em seguida, referir-se aos dados simplesmente nomeando o contêiner.

Antes de usar uma variável em um programa JavaScript, você deve declará-la. As variáveis são declaradas com a palavra-chave var da seguinte maneira.

<script type = "text/javascript">
   <!--
      var money;
      var name;
   //-->
</script>

Você também pode declarar várias variáveis com a mesma palavra-chave var da seguinte maneira:

<script type = "text/javascript">
   <!--
      var money, name;
   //-->
</script>

O armazenamento de um valor em uma variável é chamado de inicialização de variável. Você pode fazer a inicialização da variável no momento da criação da variável ou posteriormente, quando precisar dessa variável.



Por exemplo, você pode criar uma variável chamada dinheiro e atribuir o valor 2.000,50 a ela mais tarde. Para outra variável, você pode atribuir um valor no momento da inicialização da seguinte maneira.

<script type = "text/javascript">
   <!--
      var name = "Ali";
      var money;
      money = 2000.50;
   //-->
</script>

Nota – Use a palavra-chave var apenas para declaração ou inicialização, uma vez durante a vida de qualquer nome de variável em um documento. Você não deve declarar novamente a mesma variável duas vezes.

JavaScript é uma linguagem sem tipo. Isso significa que uma variável JavaScript pode conter um valor de qualquer tipo de dados. Ao contrário de muitas outras linguagens, você não precisa dizer ao JavaScript durante a declaração da variável que tipo de valor a variável manterá. O tipo de valor de uma variável pode mudar durante a execução de um programa e o JavaScript cuida disso automaticamente.


JavaScript Variable Scope

O escopo de uma variável é a região de seu programa na qual ela é definida. As variáveis JavaScript têm apenas dois escopos.

  • Variáveis globais – uma variável global tem escopo global, o que significa que pode ser definida em qualquer lugar em seu código JavaScript.
  • Variáveis locais – Uma variável local será visível apenas dentro de uma função onde está definida. Os parâmetros da função são sempre locais para essa função.

Dentro do corpo de uma função, uma variável local tem precedência sobre uma variável global com o mesmo nome. Se você declarar uma variável local ou parâmetro de função com o mesmo nome de uma variável global, estará efetivamente ocultando a variável global. Dê uma olhada no seguinte exemplo

<html>
   <body onload = checkscope();>   
      <script type = "text/javascript">
         <!--
            var myVar = "global";      // Declare a global variable
            function checkscope( ) {
               var myVar = "local";    // Declare a local variable
               document.write(myVar);
            }
         //-->
      </script>     
   </body>
</html>

Nomes de variáveis JavaScript

Ao nomear suas variáveis em JavaScript, mantenha as seguintes regras em mente.

  • Você não deve usar nenhuma das palavras-chave reservadas de JavaScript como um nome de variável. Essas palavras-chave são mencionadas na próxima seção. Por exemplo, nomes de variáveis booleanas ou de quebra não são válidos.
  • Os nomes das variáveis JavaScript não devem começar com um numeral (0-9). Eles devem começar com uma letra ou um caractere de sublinhado. Por exemplo, 123test é um nome de variável inválido, mas _123test é válido.
  • Os nomes das variáveis JavaScript diferenciam maiúsculas de minúsculas. Por exemplo, Nome e nome são duas variáveis diferentes.

Palavras reservadas de JavaScript



Uma lista de todas as palavras reservadas em JavaScript é fornecida na tabela a seguir. Eles não podem ser usados como variáveis JavaScript, funções, métodos, rótulos de loop ou quaisquer nomes de objeto.

abstract else instanceof switch
boolean enum int synchronized
break export interface this
byte extends long throw
case false native throws
catch final new transient
char finally null true
class float package try
const for private typeof
continue function protected var
debugger goto public void
default if return volatile
delete implements short while
do import static with
double in super



Deixe um comentário

ENTRAR

Esqueceu a senha