-
PHP - Fundamentos Básicos
-
Lecture 1PHP – Tutorial
-
Lecture 2PHP – Introdução
-
Lecture 3PHP – Configuração de Ambiente
-
Lecture 4PHP – Visão geral da sintaxe
-
Lecture 5PHP – Tipos de Variáveis
-
Lecture 6PHP – Tipos de Constantes
-
Lecture 7PHP – Tipos de Operadores
-
Lecture 8PHP – Tomada de Decisão
-
Lecture 9PHP – Tipos de Loop
-
Lecture 10PHP – Arrays
-
Lecture 11PHP – Strings
-
Lecture 12PHP – Conceitos Web
-
Lecture 13PHP – Métodos GET e POST
-
Lecture 14PHP – Inclusão de Arquivo
-
Lecture 15PHP – Arquivos e I/O
-
Lecture 16PHP – Funções
-
Lecture 17PHP – Cookies
-
Lecture 18PHP – Sessions
-
Lecture 19PHP – Enviando e-mails usando PHP
-
Lecture 20PHP – upload de arquivo
-
Lecture 21PHP – Padrão de Codificação
-
PHP – Arquivos e I/O
Este capítulo irá explicar as seguintes funções relacionadas a arquivos.
- Abrindo um arquivo
- Lendo um arquivo
- Escrevendo um arquivo
- Fechando um arquivo
Abrindo e fechando arquivos
A função PHP fopen () é usada para abrir um arquivo. Requer dois argumentos, indicando primeiro o nome do arquivo e, a seguir, o modo de operação.
Os modos de arquivo podem ser especificados como uma das seis opções nesta tabela.
- r – Abre o arquivo apenas para leitura e Coloca o ponteiro do arquivo no início do arquivo.
- r+ – Abre o arquivo para leitura e gravação e Coloca o ponteiro do arquivo no início do arquivo.
- w – Abre o arquivo apenas para gravação, Coloca o ponteiro do arquivo no início do arquivo, e trunca o arquivo para comprimento zero. Se os arquivos não existe, então ele tenta criar um arquivo.
- w+ Abre o arquivo apenas para leitura e gravação, Coloca o ponteiro do arquivo no início do arquivo e trunca o arquivo para comprimento zero. Se os arquivos não existe, então ele tenta criar um arquivo.
- a – Abre o arquivo apenas para gravação. Coloca o ponteiro do arquivo no final do arquivo, Se os arquivos não existirem, ele tentará criar um arquivo.
- a+ Abre o arquivo apenas para leitura e gravação. Coloca o ponteiro do arquivo no final do arquivo. Se os arquivos não existirem, ele tentará criar um arquivo.
Se uma tentativa de abrir um arquivo falhar, então fopen retorna um valor false, caso contrário, ele retorna um ponteiro de arquivo que é usado para leitura posterior ou gravação naquele arquivo.
Depois de fazer alterações no arquivo aberto, é importante fechá-lo com a função fclose (). A função fclose () requer um ponteiro de arquivo como seu argumento e retorna true quando o fechamento for bem-sucedido ou false se falhar.
Lendo um arquivo
Depois que um arquivo é aberto usando a função fopen (), ele pode ser lido com uma função chamada fread (). Esta função requer dois argumentos. Devem ser o ponteiro do arquivo e o comprimento do arquivo expresso em bytes.
O comprimento dos arquivos pode ser encontrado usando a função filesize () que recebe o nome do arquivo como seu argumento e retorna o tamanho do arquivo expresso em bytes.
Então, aqui estão as etapas necessárias para ler um arquivo com PHP.
- Abra um arquivo usando a função fopen ().
- Obtenha o comprimento do arquivo usando a função filesize ().
- Leia o conteúdo do arquivo usando a função fread ().
- Feche o arquivo com a função fclose ().
O exemplo a seguir atribui o conteúdo de um arquivo de texto a uma variável e exibe esse conteúdo na página da web.
<html> <head> <title>Reading a file using PHP</title> </head> <body> <?php $filename = "tmp.txt"; $file = fopen( $filename, "r" ); if( $file == false ) { echo ( "Error in opening file" ); exit(); } $filesize = filesize( $filename ); $filetext = fread( $file, $filesize ); fclose( $file ); echo ( "File size : $filesize bytes" ); echo ( "<pre>$filetext</pre>" ); ?> </body> </html>
Escrevendo um arquivo
Um novo arquivo pode ser escrito ou um texto pode ser anexado a um arquivo existente usando a função PHP fwrite (). Esta função requer dois argumentos especificando um ponteiro de arquivo e a string de dados que deve ser escrita. Opcionalmente, um terceiro argumento inteiro pode ser incluído para especificar o comprimento dos dados a serem gravados. Se o terceiro argumento for incluído, a gravação será interrompida depois que o comprimento especificado for atingido.
O exemplo a seguir cria um novo arquivo de texto e, em seguida, grava um título de texto curto dentro dele. Depois de fechar este arquivo, sua existência é confirmada usando a função file_exist () que leva o nome do arquivo como um argumento.
<?php $filename = "/home/user/guest/newfile.txt"; $file = fopen( $filename, "w" ); if( $file == false ) { echo ( "Error in opening new file" ); exit(); } fwrite( $file, "This is a simple testn" ); fclose( $file ); ?> <html> <head> <title>Writing a file using PHP</title> </head> <body> <?php $filename = "newfile.txt"; $file = fopen( $filename, "r" ); if( $file == false ) { echo ( "Error in opening file" ); exit(); } $filesize = filesize( $filename ); $filetext = fread( $file, $filesize ); fclose( $file ); echo ( "File size : $filesize bytes" ); echo ( "$filetext" ); echo("file name: $filename"); ?> </body> </html>
Cobrimos todas as funções relacionadas à entrada e saída de arquivos no capítulo Função do sistema de arquivos PHP.