Bem-vindo ao site John Pires!

PHP – Fundamentos Básicos

Início/Curso/PHP – Fundamentos Básicos

PHP – Tipos de Constantes



Uma constante é um nome ou identificador de um valor simples. Um valor constante não pode ser alterado durante a execução do script. Por padrão, uma constante diferencia maiúsculas de minúsculas. Por convenção, os identificadores de constantes são sempre maiúsculos. Um nome constante começa com uma letra ou sublinhado, seguido por qualquer número de letras, números ou sublinhados. Se você definiu uma constante, ela nunca pode ser alterada ou indefinida.

Para definir uma constante, você deve usar a função define () e para recuperar o valor de uma constante, você deve simplesmente especificar seu nome. Ao contrário das variáveis, você não precisa ter uma constante com $. Você também pode usar a função constant () para ler o valor de uma constante se desejar obter o nome da constante dinamicamente.

função constant()

Conforme indicado pelo nome, esta função retornará o valor da constante.


Isso é útil quando você deseja recuperar o valor de uma constante, mas não sabe seu nome, ou seja, ela é armazenada em uma variável ou retornada por uma função.

<?php
   define("MINSIZE", 50);
   
   echo MINSIZE;
   echo constant("MINSIZE"); // same thing as the previous line
?>

Apenas dados escalares (boolean, integer, float e string) podem estar contidos em constantes.

As diferenças entre constantes e variáveis são:



  • Não há necessidade de escrever um cifrão ($) antes de uma constante, onde, como na Variável, deve-se escrever um cifrão.
  • Constantes não podem ser definidas por atribuição simples, elas só podem ser definidas usando a função define ().
  • As constantes podem ser definidas e acessadas em qualquer lugar, independentemente das regras de escopo de variáveis.
  • Uma vez que as constantes tenham sido definidas, não podem ser redefinidas ou indefinidas.

Nomes de constantes válidos e inválidos

// Constantes com nomes validos
define("ONE",     "first thing");
define("TWO2",    "second thing");
define("THREE_3", "third thing");
define("__THREE__", "third value");

// Constantes com nomes invalidos
define("2TWO",    "second thing");

PHP Magic constantes



O PHP fornece um grande número de constantes predefinidas para qualquer script que execute.

Existem cinco constantes mágicas que mudam dependendo de onde são usadas. Por exemplo, o valor de __LINE__ depende da linha em que ele é usado em seu script. Essas constantes especiais não diferenciam maiúsculas de minúsculas e são as seguintes –

Algumas constantes “mágicas” do PHP são fornecidas abaixo:

  • _LINE_ – O número da linha atual do arquivo.
  • _FILE_  – O caminho completo e o nome do arquivo do arquivo. Se usado dentro de um include, o nome do arquivo incluído é retornado. Desde o PHP 4.0.2, __FILE__ sempre contém um caminho absoluto, enquanto em versões anteriores ele continha um caminho relativo em algumas circunstâncias.
  • _FUNCTION_ – O nome da função. (Adicionado no PHP 4.3.0) A partir do PHP 5 esta constante retorna o nome da função como foi declarada (diferencia maiúsculas de minúsculas). No PHP 4 seu valor está sempre em minúsculas.
  • _CLASS_ – O nome da classe. (Adicionado no PHP 4.3.0) A partir do PHP 5 esta constante retorna o nome da classe como foi declarada (diferencia maiúsculas de minúsculas). No PHP 4 seu valor está sempre em minúsculas.
  • _METHOD_ – O nome do método da classe. (Adicionado no PHP 5.0.0) O nome do método é retornado como foi declarado (diferencia maiúsculas de minúsculas).



 

Deixe um comentário

ENTRAR

Esqueceu a senha