Bem-vindo ao site John Pires!

Como se manter Interessante para o mercado de trabalho?

Início/Mercado de Trabalho/Como se manter Interessante para o mercado de trabalho?
Esteja sempre atraente no mercado de trabalho

O mercado de trabalho muda constantemente. À medida que alguns tipos de empregos surgem e ganham importância, outros desaparecem gradualmente. Daí a importância de os profissionais utilizarem estratégias para se manterem atualizados em vários níveis: competências, conhecimentos, rede e ferramentas de procura de emprego. Isso não só permitirá que você se adapte rapidamente conforme necessário, mas também aumentará seu valor aos olhos de seu empregador e potenciais empregadores (e, portanto, se beneficiará de uma melhor sala de negociação e de grandes oportunidades). Descubra as dicas para gerir a sua carreira como se fosse um negócio!

Gerencie sua carreira como se fosse seu negócio!

A situação que vivemos devido à pandemia é um excelente exemplo para demonstrar a maleabilidade do mercado de trabalho. Em fevereiro de 2020, a maioria dos funcionários trabalhava em seus respectivos escritórios e, um mês depois, cerca de 40% dos que tiveram a sorte de manter seus empregos o faziam remotamente. A pandemia é apenas um exemplo de muitos outros eventos importantes que abalaram a economia e, por sua vez, o mercado de trabalho.

Seja pelo advento de novas tecnologias, robotização industrial ou inteligência artificial, esses avanços levam necessariamente ao surgimento de novos tipos de empregos em detrimento de outros. Enquanto as empresas tiveram que ser criativas e se adaptar a essas mudanças, os trabalhadores tiveram que desenvolver novas habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho. Para empreendedores ou gerentes de negócios, a capacidade de adaptação torna-se uma questão de sobrevivência em um mundo onde a competição e a obsolescência estão em seus calcanhares. Diferentes estratégias são, assim, implantadas para garantir a sustentabilidade de suas atividades.

Vigilância estratégica, imagem de marca, embaixadores do cliente, relações públicas, etc., são expressões geralmente associadas ao marketing. Enquanto alguns comparam a procura de emprego a um contexto de vendas, eu, com uma visão parecido com a de um conselheiro de empregos, prefiro me referir ao mundo mais amplo dos negócios. Então, como candidato, por que não usar estratégias semelhantes às das empresas para se manter atraente no mercado de trabalho? Veja mais nesse post : 11 estratégias para se destacar em um mercado de trabalho competitivo , Abaixo estão algumas outras dicas.

Atualizado.

As empresas estão implementando vários meios para atender às necessidades dos clientes, a fim de melhor atendê-las. Também é necessário, como funcionário, manter-se atualizado para ter credibilidade e, como candidato, permanecer atraente. Assim, ficar por dentro das tendências e novos conhecimentos em sua área de atuação é uma estratégia que não deve ser esquecida. Quer seja para aumentar o seu valor (salário em troca do tempo de trabalho) ou para aspirar a um emprego melhor, os candidatos que se desenvolvem ao longo da carreira são mais competitivos. Especialmente no nível tecnológico e de TI, as habilidades que você adquiriu podem rapidamente se tornar obsoletas no mercado de trabalho. Aproveite o status de seu funcionário para fazer vários cursos de treinamento que serão benéficos para você, seu empregador e seu curriculum vitae.

Seu curriculum vitae.

Acima de tudo, você não deve esperar o desemprego para melhorar a sua oferta de serviços, ou seja, a sua candidatura. Pelo contrário, porque a informação está fresca na memória, é no momento do trabalho que deve registar as suas realizações (tarefas ocupadas, realizações particulares, treino efectuado e competências desenvolvidas). Digitalizar e classificar seus certificados de treinamento é uma maneira eficaz de ficar por dentro de tudo. Ter o reflexo de atualizar suas ferramentas de apresentação regularmente, incluindo o perfil do LinkedIn, tornará sua vida mais fácil quando você estiver procurando um emprego.

Mais uma vez, ficar por dentro das tendências de busca de empregos é fundamental. Assim como a moda indumentária, os currículos evoluíram ao longo dos anos e diferem de cultura para cultura. Evite os modelos predefinidos disponíveis na web, pois eles podem não se adequar necessariamente ao seu perfil de candidato (que é único). por isso nesse post você pode encontrar varias palavras chaves para te ajudar, Clique aqui.

Sua rede de contatos

Mais uma vez, muitas pessoas esperam até estarem desempregadas para desenvolver sua rede de contatos profissionais. Seja na mídia social ou em outro lugar, todo relacionamento merece ser nutrido. Portanto, não hesite em adicionar suas faculdades, colaboradores e parceiros atuais em seus relacionamentos no LinkedIn, por exemplo. Quando você precisar de um incentivo para encontrar um emprego, essas pessoas já farão parte do seu grupo de embaixadores em potencial. Na verdade, solicitar recomendações no LinkedIn é mais fácil quando estamos empregados do que quando estamos em uma posição vulnerável (desempregados).

Além disso, alguns grupos profissionais de rede só podem ser acessados ​​quando vinculados a um empregador. Aproveite para preencher sua agenda de contatos a qualquer momento. No dia em que anunciar à sua rede que está disponível para um novo desafio profissional, as relações que manteve serão úteis para divulgar a sua oferta!

Sua imagem (virtual)

Porque os escritos permanecem e as imagens circulam, cuidar da sua imagem pública é útil para você em qualquer esfera da vida. A nível profissional, seja qual for a sua área, os empregadores e os seus (futuros) colegas irão possivelmente “pesquisar” no Google para verificar a sua existência no mundo virtual. Portanto, antes de compartilhar uma foto, artigo ou pensamento nas redes sociais, pergunte-se se isso contribui positivamente ou negativamente para a imagem que você deseja projetar no palco público.

Seja você empresário, empregado ou desempregado, sua reputação é uma tela frágil que pode ser arruinada por um gesto desajeitado. Claro, cuidar da sua imagem também é uma questão de consistência. Quando procura emprego, o seu comportamento recente, embora irrepreensível, não apaga a memória das redes sociais.

Aqui estão algumas estratégias para minimizar sua pegada virtual:

  • Use um pseudônimo em vez de seu nome completo no Facebook
  • Permita que apenas seus “amigos próximos” acessem as fotos que você compartilha
  • Limite a capacidade de se identificar em uma postagem sem o seu consentimento
  • Evite compartilhar sua posição em questões políticas, religiosas ou discriminatórias

Em suma, você deve pensar em sua carreira da mesma forma que pensa em um plano de negócios. Em primeiro lugar, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e estabeleça ações concretas para alcançá-las. Implementar estratégias para se destacar e atender às necessidades do mercado de trabalho.
Cerque-se do melhor em sua área e fique por dentro das oportunidades de desenvolvimento profissional. É mais confortável agir regularmente do que reagir ao inesperado. O mês de março de 2020 fez algumas pessoas perceberem (infelizmente) que a permanência no emprego é tão frágil quanto o gelo da primavera. Esteja preparado para as próximas ondas de mudança gerenciando sua carreira como se fosse seu negócio!

Acesse nosso blog ! E Siga-nos em nossas redes sociais Facebook : @johnpiresdev e Instagram: @johnpiresdev

Deixe um comentário

ENTRAR

Esqueceu a senha